Olá!
A resenha de hoje é de mais um ótimo livro da Série Scarpetta: restos Mortais – terceiro livro da série Scarpetta.
Como mencionei na resenha de Post Mortem, a Companhia das Letras está relançando os livros dessa série, sob o selo Paralela.
Apesar de ser uma série, quem não leu os anteriores não terá problema em ler “Restos Mortais” , pois as histórias não são continuações. Mas ler os anteriores é interessante para conhecer melhor as personagens e ver a evolução delas.
A doutora Kay Scarpetta é legista chefe do departamento de medicina legal de Richmond, Virgínia e junto com o tenente Pete Marino resolvem casos escabrosos.
Em “Restos Mortais” , o jovem casal Fred Cheyney e Deborah Harvey desaparece, deixando o carro em uma área de descanso na estrada. Sendo que a garota é filha de uma influente política , que é responsável pela caça as drogas nos EUA.
O casal pode ter fugido, ou pode ser um crime político, para afastar a mãe de Deborah . Mas o problema é que a dra Scarpetta passa a acreditar que o crime está ligado aos outros casos, que já contabilizam oito corpos. Mas como não há corpos ainda, não há maneira de identificar o modus operandi do assassino.
Após um tempo, os corpos são encontrados numa área de caça e apresentam o mesmo modus operandi dos outros casos. O casal está sem meias e sapatos e um valete de baralho é encontrado, a questão é que esse valete, nos outros casos, estava no carro, desta vez, está dentro da bolsa da garota. Como os restos mortais ficaram expostos ao tempo, pouco dá para saber o que houve, como foram mortos, mas desta vez, uma bala é encontrada no corpo da garota e o rumo das investigações mudam.
Como sempre a dra Scarpetta mergulha fundo na investigação, acompanhada do tenente Marino e desta vez o agente Benton Wesley, do FBI que sempre os auxilia, está estranho e pedindo para não liberarem informações para família e agindo diferente e a a dra também não consegue ter acesso total aos relatórios da investigação.
A vida pessoal da dra está como sempre em segundo plano, e ela e Mark, que no último livro pareciam ter retomado o relacionamento, neste, parecem ter se desentendido, apesar de se gostarem, ele se transferiu para outro estado. Mas Mark faz algumas aparições na história, e fica na casa do amigo e também agente do FBI Benton Wesley.
Além do FBI não estar ajudando como a dra esperava, ainda há a jornalista Abby , que está escrevendo um livro sobre esse caso e está paranóica, achando que está sendo vigiada. Seria uma conspiração, para ninguém saber a verdade sobre o crime?
A dra Scarpetta e Marino terão que desvendar o que há por trás dos crimes e se esse caso pode ser de um imitador, e se o FBI e até a Cia poderão estar envolvidos.
Eu adorei o livro, e como sempre a autora descreve os procedimentos e como a mente da dra analisa os fatos. Além das reviravoltas na trama. Recomendo.
A capa tem tudo a ver com a trama, a diagramação, revisão, tradução, impecáveis.
Leia um trecho do livro AQUI
Abaixo, a ordem correta da Série Scarpetta (nome e ano de publicação nos EUA e depois nome e ano de publicação e reedição aqui)
Série Scarpetta
- Postmortem (1990) – Post Mortem (1999) ( 2012) ( resenha no blog)
- Body of Evidence (1991) – Corpo de Delito (1995) ( 2013) ( resenha no blog)
- All That Remains (1992) – Restos Mortais (1999) (2013) ( resenha no blog)
- Cruel and Unusual (1993) – Desumano e degradante ( 1996)
- The Body Farm (1994) – Lavoura de corpos ( 1998)
- From Potter’s Field (1995) – Cemitério de Indigentes (1997)
- Cause of Death (1996) – Causa mortis (2000)
- Unnatural Exposure (1997) – Contágio criminoso( 2001)
- Point of Origin (1998) – Foco inicial ( 2002)
- Black Notice (1999) – Alerta negro ( 2004)
- The Last Precinct (2000) – A última delegacia ( 2005)
- Blow Fly (2003) – Mosca -varejeira ( 2006)
- Trace (2004) – Vestígio ( 2008)
- Predator (2005) – Predador ( 2009)
- Book of the Dead (2007) – O livro dos mortos (2010)
- Scarpetta (2008) – Scarpetta ( 2012)
- The Scarpetta Factor (2009)
- Port Mortuary (2010)
- Red Mist (2011)
Capa, ficha técnica e sinopse:
Restos Mortais
All that remains
Patricia Cornwell
ISBN: 9788565530286
Editora: Paralela
Número de páginas: 312
Encadernação: Brochura
Formato: 16 X 23 cm
Ano Edição: 2013
Tradução: Celso Nogueira
Sinopse
Nos Estados Unidos, Patricia Cornwell vende em média 1,5 milhão de exemplares por título. O que ela faz ao escrever é transformar sua experiência de vida numa fascinante experiência literária. Explorando o que aprendeu como repórter policial, integrante voluntária da polícia e funcionária do Instituto Médico-Legal do estado de Virgínia, nos Estados Unidos, ela criou a dra. Scarpetta, médica-legista obcecada pela verdade humana que se oculta nos corpos decompostos.
Em Restos mortais, a história começa quando um casal de namorados some sem deixar vestígios, tudo indicando que eles partilharão o destino de outros tantos jovens casais desaparecidos: serão encontrados meses depois, em estado de putrefação no meio do mato. Com sua frieza profissional temperada por um caráter passional e obsessivo, Kay Scarpetta estará na cena do crime desde o início. Acompanhá-la no trabalho é participar de uma engrenagem feita de medo, suspense e compaixão.
Boa leitura.
See ya!
Rosana Gutierrez