Olá!
Salve a nação Roqueira!
O rock é uma das mais poderosas expressões artísticas do século XX.
Além de nos proporcionar um som do delirante ao terno, é conhecido por defender causas sociais. Celebra-se o mito, mas o marketing envolvido, é poderoso.
O Dia Mundial do Rock tem autor desconhecido, mas tem essa data devido ao Live Aid, um evento gigantesco, organizado por Bob Geldof , em 13 de julho de 1985, com shows realizados simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, EUA, em prol da Etiópia.
Phil Collins no dia, expressou o desejo de que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock”. Mas não é o autor da data.
Apesar de ser chamado de dia mundial, a data é comemorada somente aqui, desde a década de noventa, por causa de algumas rádios usarem a data em sua programação, para especiais sobre rock. Em outros países, não há data específica para essa comemoração. Nem um Doodle no google sobre a data, uma pena.
Mesmo assim, nada melhor que um dia especial para esse gênero que atravessa décadas, sem nunca envelhecer.
E para quem ficou curioso, o Live Aid contou com nomes como Black Sabbath, The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins , Eric Clapton, Madonna, entre outros. E o Phil Collins, atravessou os continentes, tocando tanto em Londres como na Philadelfia.
O Live Aid foi um marco, veja abaixo alguns trechos de show, como Eric Clapton tocando com Phil Collins e também um trecho do Queen. Não há como assistir ao show e não sentir um arrepio. Foi fantástico.
Aqui, no Livrólogos , você pode conferir resenhas de biografias de astros do rock, e também livros com enredo, onde os protagonistas são de bandas de rock
Long Live Rock ‘n Roll !
See ya!
Rosana Gutierrez